quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Encontro do PIBID Interdisciplinar Sinop-MT

Coordenadores de Área PIBID Interdiciplinar Sinop.
Dr.Leandra Ines Seganfredo Santos
Dr.Aumeri Carlos Bampi
Ms. Lenita Maria Korbes
Dra.Adriana Lins Precioso     


 Bolsistas ID. E.M.E.B Basiliano Carmo de Jesus


Boslistas ID. E.M.E.B Ana Cristina


Bolsistas ID E.M.E.B Armando Dias



 Confraternização dos Bolsistas do PIBID Interdisciplinar Sinop








Implantação da lousa digital para os pibidianos trabalharem na escola SADAO WATANABE



SEMINÁRIO DE EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO: Reflexões sobre o sentido de fazer educação, sua complexidade e seus protagonistas na Amazônia.
Público envolvido: discentes da 1ª fase do curso de Pedagogia
Palestrantes convidados:  Professores, pesquisadores e supervisores do PIBID*
Objetivo: Conhecer a formação docente a partir dos que a desenvolvem junto a Educação Básica e Educação Superior
Organização: Coordenação de Área Interdisciplinar – Prof. Aumeri Carlos Bampi






Ações realizadas com as escolas parceiras do PIBID Interdiscplinar Sinop/MT



Com o propósito de formar alunos capazes de usar adequadamente a língua materna em suas modalidades escrita e oral, e refletir criticamente sobre o que leem e escrevem, os acadêmicos bolsistas do Projeto PIBID-Interdisciplinar (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), UNEMAT Campus Sinop, desenvolve o Projeto: “Literatura infantil: Contar história, um diálogo entre os gêneros textuais”, com alunos do 1º ao 5º anos, dos períodos matutino e vespertino em parceria com a Escola Municipal de Ensino Básico Profª. Ana Cristina de Sena, localizada na Rua dos Cambarás, 1942, Jardim Novo Estado, Sinop-MT. O projeto teve início na terceira semana do mês de março e terá seu término em Novembro de 2015.

O trabalho é desenvolvido durante o período da hora/atividade dos bolsistas acadêmicos do PIBID-Interdisciplinar nas quartas e quintas-feiras no período matutino e vespertino, ou seja, duas vezes por semana. Por meio deste projeto vimos colaborar no desenvolvimento do aluno, para que tenha mais um momento de criar, sonhar e imaginar, adquirindo o gosto pela leitura e também do saber. Sobre tudo, venha descobrir, interagir e socializar a importância de conhecer os símbolos da escrita e como conhecer o mundo através da leitura. Tendo como objetivo estimular a criatividade do aluno por meio de contato e leitura de, diferentes gêneros textuais história, contos, fábulas, poesias entre outros, buscando aperfeiçoar seu vocabulário, escrita e conhecimento de mundo. Despertar o prazer e o hábito pela leitura para que o aluno torne-se um leitor crítico, capaz de refletir sobre o que lê e escreve.
 Foto: Bolsistas: Caroline Prestes  e Thaís Vitoria de Araújo Volman (dramatizando).

 Foto: Bolsistas: Priscila da Luz Oliveira  e Thaís Vitória de Araújo Volman contando história.

 Foto: Bolsistas: Caroline Prestes e Anna Clara de Oliveira Carling apresentando música aquarela com a participação de alunos.

 Foto: Bolsistas: Caroline Prestes e aluna (alunos recitando a poesia: “A Bailarina”.


Foto: Bolsistas: Elton, Graciele, Suely, Ana lucia e Fernanda contando história.

Foto: Bolsistas: Fernanda e Ana Lucia (dramatização).
 Foto: Bolsista Thaís Vitória de Araújo Volman contando história.

 Foto: Bolsistas Priscila Oliveira da Luz e Thaís  contando histórias nas salas de aula

Foto: Bolsistas: Priscila Oliveira da Luz  e Thaís Vitoria de Araújo Volman contando a  história “ A carta e o índio”.


Projeto Sensibilização Sustentável no Ambiente Escolar: Formando Multiplicadores.


Atualmente, vários instrumentos são utilizados para atingir a Educação Ambiental, e o tema “Sustentabilidade” é um deles. Vem sendo muito discutido, a forma como o ser humano utiliza os recursos naturais de forma inadequada, levando a diversas consequências, sobretudo a degradação desse meio, que tem se elevado cada vez mais pela falta de conscientização, responsabilidade e preservação.
Cabe salientar a importância do olhar da escola em repensar o seu papel social em relação à Educação Ambiental – EA, na perspectiva da conscientização, sensibilização, preservação do meio ambiente de forma coletiva que comtemple o espaço escolar e comunidade. Contudo, o projeto prevê o envolvimento da comunidade escolar, mobilizando, envolvendo e orientando todos a fazer a redução, reutilização e reciclagem, o que é chamado de 3Rs do lixo.
Pretendemos trabalhar o tema “Meio Ambiente” através de ações reflexivas, teóricas e práticas, fazendo com que o aluno possa aprender a amar e respeitar tudo que está a sua volta e também auxiliar na formação de indivíduos multiplicadores. A ideia é de despertar na criança a consciência critica que envolve as graves questões ambientais do lixo produzido na escola e no bairro. Levando-os á construir uma visão sobre o problema do lixo desde a sua produção, coleta até alcançar o seu destino. Para atender os objetivos pré-determinados realizamos confecções de brinquedos, jogos, cestos de jornal, jardim entre outros.
O Projeto vem demonstrando que podemos reciclar todo material descartado que se transforma em lixo, reutilizar, usando-os para a mesma função ou criando novas formas de utilização. A expectativa é que todos os participantes possam observar e analisar a importância na prática relativa ao meio ambiente escolar e da comunidade. Por tanto busca-se sensibilizar e conscientizar para que todos vejam do ponto de vista da degradação ambiental, sendo crítico reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar de modo positivo, para garantir um meio ambiente saudável e melhor qualidade de vida.
·         HORA DO CONTO

Projeto que será desenvolvido na EMEB SADAO WATANABE, proporcionando aos alunos do 1º ao 6º ano um momento lúdico, através do contato às histórias tradicionais como Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, entre outras: fábulas, contos, poesias, etc. que as crianças já conhecem e que podem interagir juntamente com o contador. Esse momento de interação irá ressaltar a importância da literatura infantil para o hábito a leitura, e desenvolvimento dos alunos através de dramatizações. (Em desenvolvimento)

quarta-feira, 21 de outubro de 2015


·        Recreio Dirigido
                Foram feitas atividades com jogos e brincadeiras durante o recreio, essas atividades foram desenvolvidas com materiais recicláveis que existiam na escola e foram reformados pelos Pibidianos. Este recreio dirigido proporciona ao aluno integração e ajuda na construção das relações sociais dos mesmos. A participação dos alunos em diferentes jogos, ajuda no desenvolvimento do ensino aprendizagem e melhora o desempenho do raciocínio mental e motor. Parafraseando Drummond, brincar com a criança não é perder tempo e sim ganhá-lo, por que nada adianta mantê-los numa sala enfileirados, fazendo exercícios que não vão acrescentar valores para sua formação
Teatro os super limpos enfrentam o Drº sujão( maio e junho 2014)
·        “A LEITURA NA FORMAÇÃO PESSOAL DA  CRIANÇA”

desenvolvido pela bolsista Amanda em parceria com a professora Élia   Amaral, com a turma do primeiro ano “B”, trabalhou-se o estímulo à leitura, voltada para os valores, sendo que a bolsista realizou-se uma vez por semana a leitura de um livro e mostrou através de vídeos alguns valores, como as crianças ainda não são alfabetizadas elas representavam através de desenhos a história e trabalhou-se a oralidade sobre cada  tema e as crianças participavam ativamente e consequentemente tem mudado alguns comportamentos como pedir desculpas, agradecer ser amigável entre outros. E percebe-se que isso foi e está sendo gratificante para a bolsista que está em início de curso e a motivado a continuar e acreditar que está escolhendo a profissão que almeja.  





·        FORMANDOS LEITORES”
            Idealizado junto com a supervisora Élia e desenvolvido pela bolsista Aparecida, culminou com várias outras ações, pois no período que a bolsista iniciou-se o projeto junto com a professora Poliana e em sequencia com a professora Simone da turma do quarto ano “B”, trabalhou-se a questão da leitura, onde a bolsista selecionou alguns livros voltados para a questão ambiental. E no decorrer dos meses a bolsista como já estava previsto trabalhou-se a leitura voltada para a questão ambiental/ informativa/ instrução/ conscientização e como o processo é interdisciplinar trabalhou-se sobre a questão do lixo/ cuidados e aproveitamento de sucatas e preservação do meio ambiente. Tiveram-se resultados excelentes tanto na questão do hábito da leitura informativa quanto na questão ambiental, trazendo a realidade a diversidade cultural, lúdica que junto com as crianças pode-se reaproveitar algumas sucatas e transformá-las em lindos jogos e brinquedos e para finalizar o projeto ensaiou um teatro com a as crianças e fizeram-se a encenação apresentando para todas as turmas do turno matutino. Houve momentos de muita tensão, pois nesta turma houve falta de professores e muitas vezes a bolsista conduziuse sozinha os trabalhos, tendo somente a ajuda da coordenação e supervisão em alguns horários. Lembrando que as demais bolsistas mesmo que este foi um projeto individual, se envolveram para auxiliar a colega e interagiam com as crianças, principalmente no encerramento do projeto e tinham o conhecimento do projeto. Pode-se observar através das imagens que foram várias atividades desenvolvidas nesta turma. 








·          CONTO DE FADAS: RECONTANDO HISTÓRIA  PRAZEROZAMENTE”
            A bolsista Katsue juntamente com a professora Maria Aparecida da turma do terceiro ano e orientada pela supervisora Élia Amaral o período foi de um bimestre, ela, a professora e as crianças da turma  tiveram grande interação, era um conto de fada por semana, com o objetivo apresentar os contos de fadas e mostrar que podem ser ampliados e ou mudados, através de recontos de diversas versões de uma mesma história.  Ao finalizar percebeu-se que os alunos melhoraram a oralidade, despertou o interesse pelas leituras e consequentemente a (re) escrita com criticidade e reflexão. E para a bolsista teve-se aprendizado significativo para a sua formação, tendo em vista que este tornou-se tema do seu TCC. 




·        CAI FORA DENGUE
foi idealizado e escrito pela professora Élia da turma do primeiro ano “B” e supervisora do PIBID Interdisciplinar,  para trabalhar a temática dengue sendo que há muitos casos de dengue na cidade e região, com o intuito de amenizar os focos do mosquito instruindo as crianças para que as mesmas sejam instrumentos de propagação em suas famílias e neste caso incluiu-se as bolsistas como parceiras do projeto, dando as suas contribuições em sala de sala interagindo com as crianças.   Durante o projeto realizou-se várias ações como vídeos informativos, construção de uma cartilha junto com as crianças realizando todas as orientações e roda de conversa.
E para culminar o projeto está sendo planejado e ensaiado  uma peça de teatro, pelas bolsistas envolvendo as crianças, o qual será apresentado para toda comunidade escolar.

·        TEATRO E ORIENTAÇÃO  ATRAVÉS DAS ARTES NO ESPAÇO ESCOLAR”, desde o início do subprojeto  Interdisciplinar na escola parceira.

 Teve-se a intenção de trabalhar com o teatro, conto e dramatização envolvendo a musicalização que é um conjunto, sendo apresentado pelas acadêmicas e também envolver alunos (as) nas peças teatrais nas ações de questões sociais e ambientais, diversidade cultural, datas comemorativas através de histórias dramatizadas, contadas, teatros e/ou vídeos educativo-lúdicos, cartazes informativos e palestras.   
 Nota-se que os momentos dos contos realizados por outras pessoas, no caso as bolsistas do “PIBID”, tem contribuído na construção do conhecimento das crianças e aperfeiçoado a oralidade, interação, autoestima e disponibilidade das bolsistas e ainda auxiliado ao professor (a) neste mundo encantado das histórias e temas relacionados à proposta pedagógica da escola, e com isso alcançado o objetivo do subprojeto que é a diversidade e despertado o gosto pela leitura e melhorado na questão da oralidade e timidez de alguns alunos (as) e também de bolsistas.  
·        Projeto Artesanato.

Desenvolver habilidades manuais, através do contato direto com os alunos e com técnicas e materiais diversos que poderão ser utilizados na produção de objetos artesanais. Despertar nos alunos e familiares a  importância de se reutilizar produtos que eram descartados, para colaborar na preservação do meio ambiente.
·        Cinema na Escola
Filme Kiriku e Feiticeira.

            Instigar os alunos a pesquisar  sobre o imenso continente africano, para assim compreender que a África não é uma só e sim, várias Áfricas, para assim compreender a própria formação do nosso país, já que o mesmo se constituiu com a diversidade cultural deste pais
·        Leitura de mundo
O presente projeto tem por finalidade trabalhar as diversas leituras de mundo dos alunos, por meio da arte. Neste trabalho é compreendida como elemento fundamental, para a formação do sujeito e a construção de suas capacidades: criativa, cognocente, afetivas e inventivas. O mesmo comporta ações pedagógicas, a serem desenvolvidas de forma cooperativa entre professoras, alunos de inclusão, turmas diversas e bolsistas pibidianas auxiliando na fabricação de telas.
O projeto será desenvolvido durante o ano letivo de dois mil e quinze  na EMEB. Basiliano do Carmo de Jesus.  Promoverá experiências com foco nas atividades artísticas tais como: pintura e imagens que possibilitarão os alunos a sua leitura de mundo, o antes e a realidade vivenciada no cotidiano escolar e o que eles produzem em quanto cultura escolar.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

·        Projeto de Brinquedos Dia da Criança

Os acadêmicos bolsistas e supervisoras do PIBID em parceria com a EMEB Basiliano do Carmo de Jesus, buscando estimular o interesse dos alunos (as) e promover um momento diferenciado e lúdico, planejou-se realizar uma oficina para confeccionar brinquedos utilizando embalagens de leite, suco, achocolatado, tampas e garrafas Pet, cabo de vassoura, retalho. Na maioria das vezes, esses materiais acabam indo para o lixo, assim, buscamos demonstrar que a partir desse processo, muitas vezes o que não serve mais, pode-se criar um brinquedo belíssimo e com a participação dos alunos (as).

Essa oficina de confecção de brinquedos foi pensada para interagir com crianças comemorando o seu dia e beneficiar os alunos que não têm condições de adquirir um brinquedo. A criança que participa da construção valoriza, aprecia e cuida. Outro ponto positivo é que o material utilizado não terá custo, é fácil de encontrar, e também de manusear. Essa ação desenvolve a visão de possibilidade de realização de trabalhos manuais artísticos e de baixo custo, além de ajudar na preservação do meio ambiente.
·        Projeto de Compostagem
Observando o cotidiano escolar da EMEB Basiliano Carmo de Jesus, percebe-se uma dieta rica em frutas e alimentos saudáveis, porém, essa alimentação rica pode se tornar ainda mais proveitosa e beneficiar os alunos quanto sua responsabilidade social.
   Devido à grande quantidade de resíduos orgânicos gerados na manutenção do jardim, nas atividades da cozinha e na necessidade de conscientização dos alunos quanto à preservação do meio ambiente e sua responsabilidade, notou-se a possibilidade de implantar um sistema de compostagem.
A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo a que se chama composto orgânico ou Húmus. Este processo pode ser acelerado com uso de minhocas denominado vermi-compostagem, o que diminui pela metade o tempo de decomposição.

·        Projeto de Arborização e Jardinagem

A Escola está localizada no Jardim Lisboa no lado sul do município de Sinop.
Com amplo prédio em alvenaria e pátio cercado que abriga poucas árvores, e especialmente nos dias de calor, nos momentos de recreação e lazer dos alunos, existe carência de sombra natural. Dessa maneira sentimos a necessidade de realizar um projeto de arborização e jardinagem para suprir esta necessidade e melhorar a paisagem do ambiente escolar.
Com intuito de envolver a comunidade escolar, e mais especificamente os alunos da Escola, onde poderão colocar em prática as teorias ministradas em sala de aula durante o conteúdo de Ciências entre outras disciplinas. Desta forma convidando os discentes a se envolver no cultivo, no trato e no cuidado com natureza, bem como zelar para que estas plantações não sejam destruídas, pois, entende-se que à medida que as crianças participam das atividades, engajam-se mais no cuidado, tornando este momento ainda mais prazeroso, despertando o espírito de preservação, e com a possibilidade de usar as próprias mãos, fazer deste, um momento único.
Contudo, espera-se que este projeto sensibilize a comunidade escolar quando se diz respeito à preservação e que os alunos possam ser agentes propagadores deste processo de respeito ambiental.


·        O USO DE SOFTWARE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: estudo de caso na rede pública de ensino
            A bolsista Sônia em parceria com a professora Aérçules da turma do segundo ano e técnico do laboratório de informática, Rodolfo  e teve-se grandes avanços apesar das dificuldades técnicas com netbooks e internet, foi um trabalho com resultados excelentes tanto para a turma quanto para a bolsista que o mesmo projeto é o seu TCC. A professora tem elogiado muito esta iniciativa da bolsista com o projeto e gostaria que tivesse continuidade, pois refletiu significativamente na aprendizagem dos seus alunos.


















terça-feira, 30 de junho de 2015

REFLETINDO SOBRE A AÇÃO PIBID NA ESCOLA

REFLETINDO  SOBRE A AÇÃO PIBID NA ESCOLA

O trabalho realizado pelo grupo PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência) do Subprojeto Interdisciplinar desenvolvido na escola parceira Basiliano do Carmo de Jesus do turno matutino, coordenado pelo professor Drº Aumeri e pela supervisora professora Élia, voltado para apresentação e comemoração ao dia do Índio, planejado e colocado em ação por nós bolsistas acadêmicas, com o apoio e orientação da nossa supervisora Élia e apoio da gestão escolar está pautado e inserido no projeto: “TEATRO E ORIENTAÇÃO ATRAVÉS DAS ARTES NO ESPAÇO ESCOLAR”, teve como objetivo: 1. Despertar em nossa comunidade escolar sobre a valorização da cultura indígena, reconhecendo-os como humanos os quais merecem respeito. 2. Refletir e valorizar a pluralidade cultural que existe no Brasil. 3. Conhecer um pouco de história do índio.
Fez-se então todo o planejamento e no dia que se reuniram para a apresentação, as turmas foram divididas em três por vez, devido ao tamanho do espaço físico só comportar em média até 100 pessoas, foi apresentado 04 vezes.
Iniciou-se fazendo uma abordagem sobre a história, tipos de moradia e de comida, sobre os chefes da tribo, o que faziam cada um, no caso o Pajé e o Cacique, como se vestiam na tribo e um pouco sobre a civilização hoje no Brasil.
Para concretizar de uma forma lúdica e prazerosa foi ensaiada e apresentada pelas bolsistas com um grupo de alunas do quarto ano “B”, uma dança indígena da região mato-grossense.
Notou-se pelos olhares e a concentração dos alunos (as) que puderam conhecer e compreender a história do índio valorizando-o em seu espaço físico e social enquanto um ser que também têm direitos e deveres, ou seja, são cidadãos brasileiros.
E para os bolsistas foi gratificante para a formação docente, sendo que muitos estão conseguindo melhorar a oralidade e inibir a timidez de estar à frente de um público e percebendo a grandeza do processo ensino e aprendizagem voltada para a pluralidade cultural e ludicidade.
Quanto ao grupo de professores e gestores ficaram gratificados, pois percebem a importância de resgatar e valorizar a questão das datas não só como informativo, mas como parte integrante dessa pluralidade cultural no processo da aprendizagem, e parabeniza ao grupo PIBID pela iniciativa, que não só ocupam o espaço físico escolar, mas que sendo oportunizados estão aprendendo e ensinando de uma forma lúdica e prazerosa às crianças desta unidade escolar, com certeza estas bolsistas serão ótimas profissionais da educação futuramente.