terça-feira, 30 de junho de 2015

REFLETINDO SOBRE A AÇÃO PIBID NA ESCOLA

REFLETINDO  SOBRE A AÇÃO PIBID NA ESCOLA

O trabalho realizado pelo grupo PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência) do Subprojeto Interdisciplinar desenvolvido na escola parceira Basiliano do Carmo de Jesus do turno matutino, coordenado pelo professor Drº Aumeri e pela supervisora professora Élia, voltado para apresentação e comemoração ao dia do Índio, planejado e colocado em ação por nós bolsistas acadêmicas, com o apoio e orientação da nossa supervisora Élia e apoio da gestão escolar está pautado e inserido no projeto: “TEATRO E ORIENTAÇÃO ATRAVÉS DAS ARTES NO ESPAÇO ESCOLAR”, teve como objetivo: 1. Despertar em nossa comunidade escolar sobre a valorização da cultura indígena, reconhecendo-os como humanos os quais merecem respeito. 2. Refletir e valorizar a pluralidade cultural que existe no Brasil. 3. Conhecer um pouco de história do índio.
Fez-se então todo o planejamento e no dia que se reuniram para a apresentação, as turmas foram divididas em três por vez, devido ao tamanho do espaço físico só comportar em média até 100 pessoas, foi apresentado 04 vezes.
Iniciou-se fazendo uma abordagem sobre a história, tipos de moradia e de comida, sobre os chefes da tribo, o que faziam cada um, no caso o Pajé e o Cacique, como se vestiam na tribo e um pouco sobre a civilização hoje no Brasil.
Para concretizar de uma forma lúdica e prazerosa foi ensaiada e apresentada pelas bolsistas com um grupo de alunas do quarto ano “B”, uma dança indígena da região mato-grossense.
Notou-se pelos olhares e a concentração dos alunos (as) que puderam conhecer e compreender a história do índio valorizando-o em seu espaço físico e social enquanto um ser que também têm direitos e deveres, ou seja, são cidadãos brasileiros.
E para os bolsistas foi gratificante para a formação docente, sendo que muitos estão conseguindo melhorar a oralidade e inibir a timidez de estar à frente de um público e percebendo a grandeza do processo ensino e aprendizagem voltada para a pluralidade cultural e ludicidade.
Quanto ao grupo de professores e gestores ficaram gratificados, pois percebem a importância de resgatar e valorizar a questão das datas não só como informativo, mas como parte integrante dessa pluralidade cultural no processo da aprendizagem, e parabeniza ao grupo PIBID pela iniciativa, que não só ocupam o espaço físico escolar, mas que sendo oportunizados estão aprendendo e ensinando de uma forma lúdica e prazerosa às crianças desta unidade escolar, com certeza estas bolsistas serão ótimas profissionais da educação futuramente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário