quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Com o propósito de formar alunos capazes de usar adequadamente a língua materna em suas modalidades escrita e oral, e refletir criticamente sobre o que leem e escrevem, os acadêmicos bolsistas do Projeto PIBID-Interdisciplinar (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), UNEMAT Campus Sinop, desenvolve o Projeto: “Literatura infantil: Contar história, um diálogo entre os gêneros textuais”, com alunos do 1º ao 5º anos, dos períodos matutino e vespertino em parceria com a Escola Municipal de Ensino Básico Profª. Ana Cristina de Sena, localizada na Rua dos Cambarás, 1942, Jardim Novo Estado, Sinop-MT. O projeto teve início na terceira semana do mês de março e terá seu término em Novembro de 2015.

O trabalho é desenvolvido durante o período da hora/atividade dos bolsistas acadêmicos do PIBID-Interdisciplinar nas quartas e quintas-feiras no período matutino e vespertino, ou seja, duas vezes por semana. Por meio deste projeto vimos colaborar no desenvolvimento do aluno, para que tenha mais um momento de criar, sonhar e imaginar, adquirindo o gosto pela leitura e também do saber. Sobre tudo, venha descobrir, interagir e socializar a importância de conhecer os símbolos da escrita e como conhecer o mundo através da leitura. Tendo como objetivo estimular a criatividade do aluno por meio de contato e leitura de, diferentes gêneros textuais história, contos, fábulas, poesias entre outros, buscando aperfeiçoar seu vocabulário, escrita e conhecimento de mundo. Despertar o prazer e o hábito pela leitura para que o aluno torne-se um leitor crítico, capaz de refletir sobre o que lê e escreve.
 Foto: Bolsistas: Caroline Prestes  e Thaís Vitoria de Araújo Volman (dramatizando).

 Foto: Bolsistas: Priscila da Luz Oliveira  e Thaís Vitória de Araújo Volman contando história.

 Foto: Bolsistas: Caroline Prestes e Anna Clara de Oliveira Carling apresentando música aquarela com a participação de alunos.

 Foto: Bolsistas: Caroline Prestes e aluna (alunos recitando a poesia: “A Bailarina”.


Foto: Bolsistas: Elton, Graciele, Suely, Ana lucia e Fernanda contando história.

Foto: Bolsistas: Fernanda e Ana Lucia (dramatização).
 Foto: Bolsista Thaís Vitória de Araújo Volman contando história.

 Foto: Bolsistas Priscila Oliveira da Luz e Thaís  contando histórias nas salas de aula

Foto: Bolsistas: Priscila Oliveira da Luz  e Thaís Vitoria de Araújo Volman contando a  história “ A carta e o índio”.


Projeto Sensibilização Sustentável no Ambiente Escolar: Formando Multiplicadores.


Atualmente, vários instrumentos são utilizados para atingir a Educação Ambiental, e o tema “Sustentabilidade” é um deles. Vem sendo muito discutido, a forma como o ser humano utiliza os recursos naturais de forma inadequada, levando a diversas consequências, sobretudo a degradação desse meio, que tem se elevado cada vez mais pela falta de conscientização, responsabilidade e preservação.
Cabe salientar a importância do olhar da escola em repensar o seu papel social em relação à Educação Ambiental – EA, na perspectiva da conscientização, sensibilização, preservação do meio ambiente de forma coletiva que comtemple o espaço escolar e comunidade. Contudo, o projeto prevê o envolvimento da comunidade escolar, mobilizando, envolvendo e orientando todos a fazer a redução, reutilização e reciclagem, o que é chamado de 3Rs do lixo.
Pretendemos trabalhar o tema “Meio Ambiente” através de ações reflexivas, teóricas e práticas, fazendo com que o aluno possa aprender a amar e respeitar tudo que está a sua volta e também auxiliar na formação de indivíduos multiplicadores. A ideia é de despertar na criança a consciência critica que envolve as graves questões ambientais do lixo produzido na escola e no bairro. Levando-os á construir uma visão sobre o problema do lixo desde a sua produção, coleta até alcançar o seu destino. Para atender os objetivos pré-determinados realizamos confecções de brinquedos, jogos, cestos de jornal, jardim entre outros.
O Projeto vem demonstrando que podemos reciclar todo material descartado que se transforma em lixo, reutilizar, usando-os para a mesma função ou criando novas formas de utilização. A expectativa é que todos os participantes possam observar e analisar a importância na prática relativa ao meio ambiente escolar e da comunidade. Por tanto busca-se sensibilizar e conscientizar para que todos vejam do ponto de vista da degradação ambiental, sendo crítico reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar de modo positivo, para garantir um meio ambiente saudável e melhor qualidade de vida.

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