quarta-feira, 21 de outubro de 2015


·        Recreio Dirigido
                Foram feitas atividades com jogos e brincadeiras durante o recreio, essas atividades foram desenvolvidas com materiais recicláveis que existiam na escola e foram reformados pelos Pibidianos. Este recreio dirigido proporciona ao aluno integração e ajuda na construção das relações sociais dos mesmos. A participação dos alunos em diferentes jogos, ajuda no desenvolvimento do ensino aprendizagem e melhora o desempenho do raciocínio mental e motor. Parafraseando Drummond, brincar com a criança não é perder tempo e sim ganhá-lo, por que nada adianta mantê-los numa sala enfileirados, fazendo exercícios que não vão acrescentar valores para sua formação
Teatro os super limpos enfrentam o Drº sujão( maio e junho 2014)
·        “A LEITURA NA FORMAÇÃO PESSOAL DA  CRIANÇA”

desenvolvido pela bolsista Amanda em parceria com a professora Élia   Amaral, com a turma do primeiro ano “B”, trabalhou-se o estímulo à leitura, voltada para os valores, sendo que a bolsista realizou-se uma vez por semana a leitura de um livro e mostrou através de vídeos alguns valores, como as crianças ainda não são alfabetizadas elas representavam através de desenhos a história e trabalhou-se a oralidade sobre cada  tema e as crianças participavam ativamente e consequentemente tem mudado alguns comportamentos como pedir desculpas, agradecer ser amigável entre outros. E percebe-se que isso foi e está sendo gratificante para a bolsista que está em início de curso e a motivado a continuar e acreditar que está escolhendo a profissão que almeja.  





·        FORMANDOS LEITORES”
            Idealizado junto com a supervisora Élia e desenvolvido pela bolsista Aparecida, culminou com várias outras ações, pois no período que a bolsista iniciou-se o projeto junto com a professora Poliana e em sequencia com a professora Simone da turma do quarto ano “B”, trabalhou-se a questão da leitura, onde a bolsista selecionou alguns livros voltados para a questão ambiental. E no decorrer dos meses a bolsista como já estava previsto trabalhou-se a leitura voltada para a questão ambiental/ informativa/ instrução/ conscientização e como o processo é interdisciplinar trabalhou-se sobre a questão do lixo/ cuidados e aproveitamento de sucatas e preservação do meio ambiente. Tiveram-se resultados excelentes tanto na questão do hábito da leitura informativa quanto na questão ambiental, trazendo a realidade a diversidade cultural, lúdica que junto com as crianças pode-se reaproveitar algumas sucatas e transformá-las em lindos jogos e brinquedos e para finalizar o projeto ensaiou um teatro com a as crianças e fizeram-se a encenação apresentando para todas as turmas do turno matutino. Houve momentos de muita tensão, pois nesta turma houve falta de professores e muitas vezes a bolsista conduziuse sozinha os trabalhos, tendo somente a ajuda da coordenação e supervisão em alguns horários. Lembrando que as demais bolsistas mesmo que este foi um projeto individual, se envolveram para auxiliar a colega e interagiam com as crianças, principalmente no encerramento do projeto e tinham o conhecimento do projeto. Pode-se observar através das imagens que foram várias atividades desenvolvidas nesta turma. 








·          CONTO DE FADAS: RECONTANDO HISTÓRIA  PRAZEROZAMENTE”
            A bolsista Katsue juntamente com a professora Maria Aparecida da turma do terceiro ano e orientada pela supervisora Élia Amaral o período foi de um bimestre, ela, a professora e as crianças da turma  tiveram grande interação, era um conto de fada por semana, com o objetivo apresentar os contos de fadas e mostrar que podem ser ampliados e ou mudados, através de recontos de diversas versões de uma mesma história.  Ao finalizar percebeu-se que os alunos melhoraram a oralidade, despertou o interesse pelas leituras e consequentemente a (re) escrita com criticidade e reflexão. E para a bolsista teve-se aprendizado significativo para a sua formação, tendo em vista que este tornou-se tema do seu TCC. 




·        CAI FORA DENGUE
foi idealizado e escrito pela professora Élia da turma do primeiro ano “B” e supervisora do PIBID Interdisciplinar,  para trabalhar a temática dengue sendo que há muitos casos de dengue na cidade e região, com o intuito de amenizar os focos do mosquito instruindo as crianças para que as mesmas sejam instrumentos de propagação em suas famílias e neste caso incluiu-se as bolsistas como parceiras do projeto, dando as suas contribuições em sala de sala interagindo com as crianças.   Durante o projeto realizou-se várias ações como vídeos informativos, construção de uma cartilha junto com as crianças realizando todas as orientações e roda de conversa.
E para culminar o projeto está sendo planejado e ensaiado  uma peça de teatro, pelas bolsistas envolvendo as crianças, o qual será apresentado para toda comunidade escolar.

·        TEATRO E ORIENTAÇÃO  ATRAVÉS DAS ARTES NO ESPAÇO ESCOLAR”, desde o início do subprojeto  Interdisciplinar na escola parceira.

 Teve-se a intenção de trabalhar com o teatro, conto e dramatização envolvendo a musicalização que é um conjunto, sendo apresentado pelas acadêmicas e também envolver alunos (as) nas peças teatrais nas ações de questões sociais e ambientais, diversidade cultural, datas comemorativas através de histórias dramatizadas, contadas, teatros e/ou vídeos educativo-lúdicos, cartazes informativos e palestras.   
 Nota-se que os momentos dos contos realizados por outras pessoas, no caso as bolsistas do “PIBID”, tem contribuído na construção do conhecimento das crianças e aperfeiçoado a oralidade, interação, autoestima e disponibilidade das bolsistas e ainda auxiliado ao professor (a) neste mundo encantado das histórias e temas relacionados à proposta pedagógica da escola, e com isso alcançado o objetivo do subprojeto que é a diversidade e despertado o gosto pela leitura e melhorado na questão da oralidade e timidez de alguns alunos (as) e também de bolsistas.  
·        Projeto Artesanato.

Desenvolver habilidades manuais, através do contato direto com os alunos e com técnicas e materiais diversos que poderão ser utilizados na produção de objetos artesanais. Despertar nos alunos e familiares a  importância de se reutilizar produtos que eram descartados, para colaborar na preservação do meio ambiente.
·        Cinema na Escola
Filme Kiriku e Feiticeira.

            Instigar os alunos a pesquisar  sobre o imenso continente africano, para assim compreender que a África não é uma só e sim, várias Áfricas, para assim compreender a própria formação do nosso país, já que o mesmo se constituiu com a diversidade cultural deste pais
·        Leitura de mundo
O presente projeto tem por finalidade trabalhar as diversas leituras de mundo dos alunos, por meio da arte. Neste trabalho é compreendida como elemento fundamental, para a formação do sujeito e a construção de suas capacidades: criativa, cognocente, afetivas e inventivas. O mesmo comporta ações pedagógicas, a serem desenvolvidas de forma cooperativa entre professoras, alunos de inclusão, turmas diversas e bolsistas pibidianas auxiliando na fabricação de telas.
O projeto será desenvolvido durante o ano letivo de dois mil e quinze  na EMEB. Basiliano do Carmo de Jesus.  Promoverá experiências com foco nas atividades artísticas tais como: pintura e imagens que possibilitarão os alunos a sua leitura de mundo, o antes e a realidade vivenciada no cotidiano escolar e o que eles produzem em quanto cultura escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário